Seguidores

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Castelinho: A lenda de Maria De Lourdes

CASTELINHO: A LENDA DE MARIA DE LOURDES

Outra construção que é popularmente apontada como assombrada é o Castelinho do Flamengo, também na Zona Sul do Rio. Atualmente, no prédio funciona o Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho.

Para os que acreditam nas forças ocultas, o medo não é sem fundamento. Uma série de tragédias marca a história da família Feu Fernandes, a segunda a morar no Castelinho. 
“A filha viu os pais serem atropelados aqui na Praia do Flamengo. Reza a lenda que por bonde, mas não temos certeza. Não temos registro de ocorrência, nenhuma foto, nem notícias”, explicou. “A Maria de Lourdes, que devia ter 10 anos de idade, foi tutorada pelo advogado da família, que não tinha vínculo nenhum com ela, nem com a família. Ele deixava ela presa na torre. E, um dia, ela se jogou.” 
Projetado em 1916, o Castelinho do Flamengo reúne em uma única construção diferentes estilos arquitetônicos. O autor do projeto é o arquiteto italiano Gino Coppedè, que desenhou o local a pedido da família Silva Cardoso e Silva. A madeira contrai, dilata, com o tempo e com a chuva. Portas batem. Há ranger quando a gente sobe e desce as escadas. Temos uma madeira que está há cem anos nesta casa. A quem está mais suscetível ao susto, é possível que isso seja interpretado como assombração. 
É impossível dizer se há ou não um fantasma no Castelinho. Segundos relatos de jovens:“Se esse lugar é assombrado, ele é muito bem assombrado. Os fantasmas que estão aqui estão de parabéns, porque esse lugar é muito bom. É um Centro Cultural cada vez mais vivo, cada vez mais se relacionando com o público. Vem muita gente aqui por conta da nossa programação”, brinca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário